É a ciência que lida com o estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das estruturas anormais dento-maxilo-faciais.
O tratamento ortodôntico serve para nivelar a posição dentária e devolver ao paciente uma correcta função mastigatória, equilíbrio nos músculos da face e um sorriso estético e pode ser aplicado em pessoas de todas as idades.
Quais são os benefícios da ortodontia?
Um tratamento ortodôntico, devidamente executado, permite obter o alinhamento correcto dos dentes e regula a posição e tamanho da maxila e mandíbula. Assim, os dentes superiores podem encaixar-se bem com os inferiores, permitindo melhor mastigação dos alimentos. O tratamento ortodôntico bem executado, permite que os dentes não se danifiquem e se mantenham saudáveis, o que lhes garante uma vida mais longa. Além disso, os dentes alinhados melhoram a saúde oral, a estética, a auto-estima do paciente e protegem a articulação durante os movimentos mastigatórios.
Qual é a duração do tratamento ortodôntico?
A duração de tempo que precisa de usar aparelho depende do tratamento a ser realizado.
Normalmente depende da complexidade das necessidades do tratamento. Só após estudo ortodôntico executado pelo especialista é que se torna possível calcular com precisão a duração do tratamento ortodôntico de cada paciente.
Porque é importante fazer tratamento ortodôntico?
Dentes tortos e em má posição são difíceis de limpar e de manter com boa saúde. Isso provoca o aparecimento de cáries, doença periodontal e perda dentária.
Problemas ortodônticos que não sejam resolvidos levam a que as superfícies dos dentes não contactem devidamente ficando os dentes em mau estado, com mastigação ineficiente e com lesões na gengiva e osso que os suportam. Além disso provocam desalinhamento dos maxilares e das articulações, que podem originar dores de cabeça crónicas, dores no pescoço e dores no rosto. Os problemas ortodônticos não tratados têm tendência a piorar.
Quais são os problemas ortodônticos mais comuns?
– Apinhamento: Os dentes podem estar mal alinhados porque a arcada dentária é pequena ou porque os dentes são grandes. O osso e a gengiva sobre as raízes de uma boca com dentes muito apinhados podem tornar-se finos e diminuir como resultado desse apinhamento. Dentes impactados (dentes que deveriam ter saído, mas não saíram), má oclusão e uma aparência indesejável pode ser o resultado do apinhamento dentário.
– Sobremordida: ocorre quando se fecha a boca e os incisivos inferiores (dentes da frente inferiores) fecham por trás dos superiores ficando escondidos por estes. Quando isto acontece os incisivos inferiores tendem a morder o palato (“céu da boca”) desgastando a gengiva e o osso provocando um enorme incómodo. Isto provoca também um maior desgaste da parte interna dos incisivos superiores (dentes da frente superiores).
– Modida aberta: estamos diante de uma mordida aberta quando os incisivos superiores e inferiores não se tocam quando se fecha a boca. Este efeito da falta de ajuste dos dentes da frente move toda a pressão da mordida para os dentes de trás. Este excesso de pressão faz com que a mastigação seja ineficiente e causa desgaste significativo dos dentes posteriores.
– Espaços entre os dentes (diastemas): se há falta de um dente, se os dentes são pequenos ou se a arcada dentária é muito ampla, podem aparecer espaços abertos entre os dentes. Normalmente isto causa lesões na gengiva e estética desagradável.
– Mordida cruzada: a mordida cruzada mais comum é quando os dentes superiores se encaixam dentro (em direcção à língua) dos inferiores durante a mordida. Nestes casos é muito comum a intervenção ortodôntica para solucionar o inconveniente causado por esta anomalia ao mastigar.
– Dentes superiores projectados: os dentes superiores que se projectam além do fecho normal tendem a causar problemas. Muitas vezes indicam um mau ajuste dos dentes posteriores (molares principalmente) e também pode indicar o crescimento desigual dos maxilares. Muitas vezes, os dentes superiores projectados estão associados com um maxilar inferior reduzido em comparação ao superior. O hábito de chupar o dedo também pode causar este efeito.
– Dentes inferiores projectados: é uma anomalia que ocorre em pequena proporção e acontece quando a arcada inferior está à frente da superior. É necessário controlar o crescimento adequado dos maxilares, a fim de corrigir este problema desde o início do desenvolvimento.
Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos?
Há muitas opções para o tratamento de um paciente adulto, bem como diferentes aparelhos ortodônticos para alinhar e endireitar os dentes. É importante avaliar o estado de saúde oral de cada paciente adulto e determinar o tipo mais adequado de dispositivo em cada caso.
Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?
Em geral, a duração do período activo de tratamento ortodôntico pode ser entre 12 meses e três anos. O tratamento precoce pode durar menos. A duração depende do tipo de problema que o paciente tem e da colaboração do paciente. O tratamento ortodôntico envolve médico e paciente por um curto período de tempo comparando com os benefícios alcançáveis. Dentes saudáveis e um sorriso bonito duram uma vida e dentes correctamente alinhados contribuem para uma condição física melhor e maior auto-confiança.
Os aparelhos de ortodontia provocam dor?
Muitas pessoas têm algum desconforto no início, no momento da colocação do primeiro dispositivo. Uma vez colocado, os dentes podem-se tornar sensíveis e sujeitos a pressões por quatro ou cinco dias. O ortodontista pode recomendar a melhor solução para esses sintomas que ocorrem no início. Os lábios, bochechas e língua também podem ficar irritados durante a primeira e segunda semana de tratamento, até ao paciente se acostumar com o aparelho.
Quais os cuidados a ter com os dentes durante o tratamento?
Pacientes com aparelhos ortodônticos devem evitar comer coisas duras ou pegajosas. Não devem morder canetas ou lápis porque isso danifica o aparelho. Se os aparelhos partem o resultado provocará um tratamento mais longo e visitas extra ao ortodontista. Os aparelhos devem manter-se limpos e exigem mais tempo durante a escovagem dos dentes. É muito importante manter dentes e gengivas saudáveis durante o tratamento. Não limpar os dentes correctamente pode obrigar a mais visitas ao médico dentista para fazer limpezas. O ortodontista explica ao paciente como escovar os dentes, como usar elementos adicionais para manter a higiene oral (fio dentário, escovas interproximais, bochechos com colutórios, jactos de água…) e quaisquer outros cuidados que devem ter para manter a saúde oral.
Porque precisa o paciente de levar equipamentos retentores (férulas) após o tratamento ortodôntico?
Uma vez que os aparelhos são removidos da boca, os dentes podem retornar à sua posição original, se não estiverem estabilizados. As férulas serve para produzir esta estabilização. Estes retentores são projectados para manter os dentes na posição correcta até que o osso e a gengiva se adaptem às alterações produzidas pelo tratamento. A utilização destes dispositivos de retenção seguindo as instruções do especialista é a melhor maneira de garantir que o sorriso dure uma vida após o tratamento.