O que é uma endodontia (desvitalização)?
É a remoção do tecido pulpar (nervo) inflamado ou infectado do interior da câmara pulpar e dos canais radiculares. Depois estes canais enchem-se com um material de selamento sólido para evitar complicações futuras e permitir que o dente mantenha a sua função. Se o tratamento não for feito a tempo pode causar dor severa e até mesmo uma infecção grave dos tecidos moles, provocando um abcesso e até uma fístula.
Quando se deve fazer um tratamento de canal?
A endodontia é realizada em diferentes situações:
– o dente tem uma cavidade muito perto do tecido pulpar.
– o dente sofreu trauma.
– o dente mudou de cor, necrosou.
– o dente está rachado.
O sucesso do tratamento endodôntico impede a extracção do dente.
Como se realiza uma endodontia?
Consiste basicamente em quatro fases:
– abertura da câmara pulpar e acesso aos canais radiculares.
– preparar, limpar e desinfectar os canais radiculares com limas e irrigantes potentes.
– os canais são preenchidos com um material específico, o mais utilizado é a guta-percha.
– reconstrução definitiva do dente tratado para evitar fracturas e impedir que as bactérias orais contaminem os canais radiculares.
Quantas sessões são necessárias para o tratamento?
Em geral, o tratamento endodôntico pode ser feito numa única sessão, a menos que o dente a ser tratado esteja necrosado (“morto e contaminado por bactérias”) e tenha produzido uma infecção óssea subjacente. Neste caso o tratamento será concluído em duas sessões, a primeira para deixar uma medicação dentro do canal durante 15 dias e na segunda data será concluído o tratamento.
Preciso de medicação antes de realizar o tratamento? E depois do tratamento?
Em principio não é necessária nenhuma medicação antes da intervenção endodôntica. Em alguns casos, quando o paciente tem uma história que reflecte uma patologia de interesse, o médico será responsável por prescrever medicação, a fim de realizar o tratamento, e assim evitar complicações.
Após um tratamento endodôntico pode existir desconforto durante alguns dias, estas perturbações costumam aparecer quando se mastiga ou pressiona o dente intervencionado. Neste caso o médico dentista irá prescrever a medicação mais adequada e ajustada para cada tratamento e cada paciente.
O tratamento endodôntico é doloroso?
Não. Com a administração de anestesia local evita-se qualquer desconforto durante a intervenção.
Qual é o sucesso do tratamento endodôntico?
Em casos simples o sucesso do tratamento endodôntico é acima de 90%. No entanto, existem casos que oferecem mais dificuldades e, portanto, a taxa de sucesso baixa nestes casos. Um exemplo disso são dentes que já têm um tratamento endodôntico (re-endodontia), canais muito curvos, canais calcificados, a existência de canais laterais, etc. Um factor para o sucesso do tratamento endodôntico, é a reconstrução do dente o mais rapidamente possível para evitar fracturas e infiltrações.